Conheça os danos à saúde que o álcool causa

danos da saúde causados pelo álcool

Conheça os danos à saúde que o álcool causa

Qual é o impacto do abuso de álcool? A CISA chama a atenção para as principais complicações de saúde relacionadas ao alcoolismo.

O consumo excessivo e contínuo de álcool aumenta o risco de complicações à saúde. Os efeitos do álcool em cada indivíduo são diferentes e dependem de vários fatores, mesmo quando consumidos em quantidades iguais. Além disso, mesmo que o consumo de álcool leve a moderado – até uma ou duas doses * por dia, seja respeitado pelo menos dois dias por semana e não exceda esse limite – possa contribuir para o risco de doenças cardiovasculares, eles podem aumentar esse risco. risco. risco.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe um padrão seguro e sem risco de consumo de álcool. Quando o uso de álcool assume um papel de destaque na vida de um indivíduo, ocorrendo com muita frequência e em valores acima do planejado, pode-se enfrentar um quadro de alcoolismo (saiba mais em: “O que é alcoolismo”).

Confira abaixo como o alcoolismo implica um risco aumentado de várias complicações de saúde, como doenças do fígado, problemas gastrointestinais, pancreatite, neuropatias periféricas, problemas cardiovasculares, danos cerebrais, imunológicos, anemia, osteoporose e câncer. Vale lembrar que, para algumas pessoas, de acordo com a idade, sexo e indivíduos, o consumo pesado e contínuo de bebidas alcoólicas por muitos anos, mesmo que não seja diagnosticado como alcoolismo, pode estar relacionado a doenças relacionadas.

Doenças hepáticas
O álcool consumido é metabolizado pelo fígado e, portanto, esse órgão tem um grande potencial de lesão. A doença hepática alcoólica é diretamente influenciada pela quantidade de álcool consumida e pelo uso crônico, ou seja, ao longo de vários anos. Estima-se que entre 90% e 100% dos bebedores crônicos pesados ​​desenvolvam doença hepática gordurosa (acúmulo de gordura no fígado) como uma conseqüência precoce e ainda reversível. Com a manutenção do consumo, o álcool pode causar infecção em órgãos – hepatite alcoólica. Até 40% desses casos podem evoluir para cirrose – uma infecção crônica irreversível do fígado que altera sua capacidade de funcionar. Os sintomas de insuficiência hepática, ou seja, disfunção hepática, como náusea e vôos, apetite reduzido, amarelecimento da parte branca dos olhos e da pele e maior propensão ao sangramento, só aparecem quando um grande e irreversível dano ao médico ocorre. já ocorreu. ocorreu. Os sinais, que podem ser usados ​​com testes complementares, como alterações nas enzimas hepáticas e frações proteicas, são previamente alterados.

Problemas gastrointestinais
O consumo excessivo de álcool pode causar lesões e inflamação no sistema digestivo, como esôfago e estômago, com sintomas de sangramento, vômito e refluxo, como azia e dor no abdome superior. Além disso, o álcool interfere na secreção de suco gástrico (secreção do estômago) e no tempo de esvaziamento do estômago, interferindo na digestão e no risco de desenvolver úlceras.

Pancreatite
Uma pancreatite (inflamação do pâncreas) é uma condição séria e muitas vezes exige que o indivíduo seja encaminhado a um serviço de emergência para controle de sintomas, como dor abdominal intensa. A repetição da pancreatite aguda pode levar à pancreatite crônica, com mau funcionamento irreversível do aumento ou a causa de outros problemas de saúde. O abuso de álcool é a principal causa de pancreatite. Em geral, ocorre mais de 5 a 10 anos de consumo pesado e sustentado. Como conseqüência, sabe-se que as taxas de mortalidade de pacientes com pancreatite alcoólica são cerca de 36% maiores que a população em geral.

Neuropatia periférica
Aproximadamente 10% dos alcoólatras desenvolvem uma condição de deterioração no funcionamento dos pés e mãos, resultando em sintomas de dormência, formação e outras alterações na sensibilidade. Os sintomas podem melhorar com a retirada do álcool.

Problemas cardíacos e vasculares
O uso de álcool pesado aumenta a liberação de hormônios relacionados ao estresse que afetam a contração dos vasos sanguíneos e influenciam a pressão sanguínea, o que pode causar hipertensão. Além disso, o consumo pesado por um período prolongado de álcool também leva a um aumento da fração prejudicial do colesterol (conhecida como LDL), triglicerídeos e alterações no funcionamento das plaquetas. Portanto, eventos como arritmias, inflamação do músculo cardíaco (cardiomiopatia) e infartos agudos são possíveis consequências do alcoolismo. A mesma lógica que funciona para o dano das artérias no coração, chamadas artérias coronárias, também existe para outros órgãos do corpo, como o cérebro; portanto, beber pesado e crônico também aumenta o risco de derrame.