Clínica de Tratamento Para Dependência Química e Alcoolismo

Os perigos do consumo excessivo de álcool

Como pessoas, em geral, elas entendem que as bebidas alcoólicas são prejudiciais à saúde, mas muitas delas não sabem exatamente quais são os riscos do uso nocivo do álcool. O consumo excessivo pode danificar o corpo a curto e longo prazo.

Os efeitos imediatos do consumo excessivo de álcool causam conversas distorcidas, comprometimento motor, perda de reflexos e confusão, causando vômitos e até levando ao coma. Já existe a longo prazo, pode aumentar o risco de várias complicações de saúde. Sem mencionar os ferimentos causados ​​por violência e acidentes de trânsito.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o abuso de álcool é atribuído a mais de 5% da carga global de doenças e lesões, comprometendo o funcionamento do cérebro e afetando vários outros órgãos. Mais de 3 milhões de pessoas morrem por beber em 2016, de acordo com um relatório divulgado este ano pela OMS. Esses índices acendem ou alertam para a importância de estar ciente dos efeitos do álcool no corpo e evitar o aumento dessas estatísticas.

Fígado
A maioria das doenças relacionadas ao fígado está relacionada ao consumo de álcool, uma vez que este é o órgão responsável pela metabolização de um componente no organismo. Entre essas doenças hepáticas estão esteatose, hepatite e cirrose.

Pâncreas
O abuso de álcool é a principal causa de pancreatite crônica em adultos, uma inflamação do pâncreas que pode causar, entre outros sintomas, dor progressiva e tem sérias conseqüências para a saúde.

Coração
Eles também estão sujeitos a hipertensão, aumento de colesterol e arritmias, entre outras patologias.

Estômago
O excesso de álcool pode causar inflamação no revestimento do estômago, levando a gastrite e úlceras.

Cérebro
Os distúrbios mentais e comportamentais afetados pelo álcool são visíveis a curto prazo e o consumo excessivo de álcool pode afetar o sistema nervoso e aumentar o risco de danos cerebrais e comprometimento cognitivo.

Sistema imunológico
Beber também pode envolver o sistema imunológico, tornar o corpo mais vulnerável a doenças e causar risco de infecções.

Câncer
Muitas pesquisas atribuídas ou alcoolismo como fator de risco para vários tipos de câncer, incluindo câncer de boca, esôfago, fígado, intestino e mama. Quanto maior a exposição à bebida, maior o risco de desenvolver esses cânceres.